Quando: Sábado 1 Abril das 15h00 as 18h00
Material Necessário: Roupa confortável e quentinha, almofada e manta se possível
Local do Workshop: Rua Alexandre Herculano, 9 – 1º – Lisboa – Metro Marques de Pombal, saida sul
Para saber mais:
https://conexoes-em-movimento.com/
Email: info@conexoes-em-movimento.com
Telefone: 923239820
Quem lida no seu dia-a-dia com a dor cronica aprende a reconhecer o que pode o não pode fazer, o que a dor permite e o que não. A procura natural de como evitar o sofrimento causado pela dor, ao longo do tempo, cria uma organização corporal específica que responde à necessidade de não se pôr na condição da dor ser ‘activada’. Em termos de movimento criam-se padrões e hábitos que têm como foco a dor portanto todo o diálogo entre acção e percepção realizado pelo sistema nervoso vai ser guiado pela dor. Este mecanismo que ajuda a evitar a dor acaba por limitar a pessoa em termos de organização corporal e movimento até chegar a anular a exploração de opções diferentes pelo medo da dor.
A proposta deste Workshop é apresentar uma abordagem em que, respeitando as limitações presentes em cada um e nunca forçando, pode-se aprender como acrescentar as próprias opções de movimento, tomar mais consciência do próprio corpo e da sua organização e descobrir que há estratégias que podem ser utilizadas para falar com o próprio sistema nervoso através do movimento e pode-se também aprender a pensar em termos de possibilidades/oportunidades e não de limitações. O método em que se baseia esta proposta experiencial é o Método Feldenkrais.
Condições de participação
Inscrição prévia ate 2 dias antes do Workshop.
Este Workshop é pensado para pessoas que sofrem de dores crónicas inclusivamente de patologias como fibromialgia, espondilite anquilosante, artrite reumatóide.
No caso de pessoas que não consigam ficar deitadas de costas convém comunicarmos antes do Workshop para falarmos da problemática/patologia específica.
É aconselhado a tod@s enviar por email as seguintes informações:
• uma breve descrição da própria problemática/patologia
• as terapias que esta fazer
• as zonas afectadas da dor
• as limitações de movimento (o que não consegue fazer)
• as posições em que não consegue ficar.
Sugere-se não fazer actividades muito cansativas no mesmo dia antes do Workshop e organizar-se para ter possibilidade de descanso algumas horas depois do Workshop.
O fundador do método
Moshe Feldenkrais (1904 – 1984) engenheiro e físico, profundo conhecedor de muitas disciplinas como neurologia, biomecânica e artes marciais, interessou-se pelo estudo da relação entre o desenvolvimento humano, a aprendizagem e o movimento. Dedicou a sua vida em explorar diversas possibilidades de como podemos refinar a nossa sensibilidade cinestésica, a fim de mudar a própria organização no movimento e obter um maior desenvolvimento pessoal.
“A vida é movimento
Mude a qualidade do movimento,
e pode mudar a qualidade da vida.”
(Moshe Feldenkrais)