Serena Ramovecchi
“Practitioner” certificada do Método Feldenkrais®

 

Assim se diz (practitioner e não terapeuta) porque o método Feldenkrais não nasceu como terapia mas como um método de aprendizagem: um processo activo baseado no movimento para aprender como melhorar qualquer seja a nossa condicão inicial. Por isso revela-se tão eficaz e torna-se uma boa ferramenta de desenvolvimento para qualquer pessoa.
Formei-me na Italia no curso de formação profissional para ensinantes do Metodo Feldenkrais com a direcção didáctica de Jeremy Krauss e o ensino dos professores Daniela Sinapi, Anna Maria Caponecchi, Aurelio Alza Cerrejon. Moro em Lisboa onde ensino aulas grupais de Consciência Através do Movimento® e sessões individuais de Integração Funcional®. Vou organizando ao longo do ano seminários temáticos do Método Feldenkrais® e trabalho personalizado com base no método para pessoas que queiram recuperar ou melhorar o próprio bem-estar: idosos, desportivos, bailarinos, pessoas com limitações motoras específicas, crianças com paralisia cerebral ou com dificuldade de aprendizagem.

 

Nas aulas semanais de Consciência Através do Movimento®, usando o movimento, a atencão e a lentidão cria-se um dialogue com o nosso sistema nervoso que traz mudanças inesperadas e pode permitir-nos atingir a qualidade de movimento desejada ou superar limitações duma forma integrada e no respeito de nos.

 

“The only thing permanent,  […]
about our behavior patterns,
is our believe that they are so.”

Moshe Feldenkrais
Nas aulas individuais de Integração Funcional® através dum toque respeitoso e gentil activa-se na pessoa um dialogue de escuta do seu corpo movido pelo professor, desperta-se uma nova autopercepcão e escuta que vai trazer á consciencia partes do corpo esquecidas, conexões desconhecidas e permite uma reorganizacão organica e mais funcional. Esta nova organizacão corporal pode tornar-se uma ajuda á solucão de dores cronicas, limitacões motoras, dificuldades de equilibrio ou pode simplezmente dar mais qualidade ao proprio movimento e prevenir problemas futuros devidos á idade ou ao uso intenso do nosso corpo.

“Através do toque,  […]
quem toca e quem está sendo tocado,
tornam-se um novo conjunto”

Moshe Feldenkrais