Moshe Feldenkrais, a vida

Em 1942 publicou o manual de Autodefesa “Profleel Unarmed Combat” e “Judo”. Interessou-se sempre pela fisiologia do comportamento e foi sobre este tema que realizou o seu primeiro trabalho.
Feldenkrais regressou aIsrael para coordenar o departamento de electrónica do exército israelita (1951-1953) e em 1954 foi para Telavive onde, pela primeira vez na sua vida, viveu somente ensinando o seu método.
Por volta do 1955, passou a dar aulas regulares de Consciencia pelo Movimento no estudio de Alexandre Yanai Street. E dava aulas de Integração Funcional no apartamento onde a sua mãe e o seu irmão viviam. No inicio do 1957 começou a dar aulas do seu metodo para o Primeiro-Ministro Israelense, David Ben Gurion.
Ben Gurion tinha sido tão dedicado ao Estado de Israel que afirmava ter negligenciado o estado de seu próprio corpo por muito tempo. M. Feldenkrais tornou-se professor dele ensinando o metodo (Feldenkrais) com cuidado e inteligência. O primeiro-ministro tinha sido alertado pelos médicos que praticar o metodo Feldenkrais poderia ser perigoso, mas como o Moshe disse: “Quem está levando o maior risco, você ou eu? Se você tiver um derrame, vai estar morto e eu vu passar o resto da minha vida na cadeia ou pior, desprezado como o homem que matou Ben-Gurion”. O primeiro-ministro viu Feldenkrais quase diariamente e ele passou a fazer parte do círculo interno do primeiro ministro, tanto que acompanhou Ben Gurion e sua esposa Paula até o Egito, durante a crise de Suez.
No final dos anos 1950, Feldenkrais apresentou o seu trabalho na Europa e nos Estados Unidos. Em meados dos anos 1960, publicou Mente e Corpo e Expressão Corporal. Em 1967, ele publicou o livro Melhorar a capacidade de executar (Consciência pelo Movimento, na edição Inglês do 1972). No 1968, perto do apartamento de família, ele abriu um estúdio na rua Nachmani 49 para dar aulas individuais de Integração Funcional, que foi o sitio onde deu a primeira formação de professores do metodo Feldenkrais[1969-1971]a 12 alunos.
Depois de dar cursos internacionais, juntou uma turma de 65 alunos que segiram o programa de formação de professores em San Francisco ao longo de quatro verões, 1975-1978. Entre outros livros, ppublicou O Caso da Nora, em 1977, e O Obvio Elusivo em 1981. Ele começou o treinamento de 235 estudantes em Amherst em 1980, mas só foi capaz de ensinar os primeiros dois verões do programa de quatro anos. Depois de adoecer, no outono de 1981, ele parou de ensinar publicamente.
Ele faleceu em 01 julho de 1984.