Photo from Jerry Karzen
Photos credits:
©International Feldenkrais® Federation Archive
“O objectivo é um corpo que é organizado para mover-se
com o mínimo esforço e máxima eficiência,
e não através da força muscular,
mas através duma maior consciência de como funciona.”
Moshe Feldenkrais
A ideia
O Método Feldenkrais®, através do movimento, ajuda-nos no desenvolvimento duma consciência corporal que nos permite descobrir os hábitos motores que utilizamos no dia-a-dia e, através a auto experimentação sem julgamentos, desperta o processo de aprendizagem orgânico próprio do ser humano. O movimento torna-se, não o objectivo principal, mas o meio pelo qual nos leva à auto percepção para assim melhorarmos o auto conhecimento e obtermos uma reorganização funcional consciente.
O Método está a tornar-se cada vez mais conhecido devido ao seu potencial de melhorar a vida, ajudando as pessoas a desenvolver as funções motoras.
A pratica…
A autoconsciência adquirida através da prática deste método fornece uma maior autonomia e amplia as possibilidades motoras (e não só estas…) de qualquer pessoa que se torna assim mais livre de evoluir qualquer seja o ponto em que estejas agora. Através das configurações de movimento sugeridas pelo professor e experimentadas pelos alunos, desperta-se a curiosidade e acontece uma revitalização da capacidade inata de aprender novos padrões de movimento.
Por isto o método:
- permite melhorar as funções e os movimentos no dia a dia, ajudando a compreender o significado e a diferencia entre ‘postura’ e ‘actura’ ou seja, entre o conceito da postura como algo de ‘correcto’ e ‘estático’ e a ideia da ’postura como organização dinâmica que permite estarmos prontos para nos movermos em qualquer direcção’;
- ajuda a descobrir uma organização corporal mais adaptada em todas as situações que implicam limitações posturais e podem ser a base para dores crónicas como trabalho no computador, situações que obrigam a fazer movimentos repetitivos ou actividades com impacto físico
- fornece aos desportistas profissionais ou regulares as ferramentas para melhorar a sua performance
-
constitui um excelente suporte de auxilio às terapias motoras especificas, programas de reabilitação
depois de acidentes e recuperação de funções perdidas.
As Aulas de grupo
As aulas de grupo neste método, são chamadas “Consciência através do Movimento” e são desenvolvidas sobre temas específicos e através de sequências de movimentos guiados. A pessoa acaba por tomar uma maior consciência dos seus próprios movimentos, aprende a fazer distinções que podem levá-la a se movimentar de uma maneira diferente, de forma mais eficiente, sem esforço e a adquirir uma nova qualidade no movimento.
A participação nas aulas pode ser em função do interesse e das necessidades da pessoa, no momento. Em cada aula aprende-se um elemento e a aprendizagem, na vida, tem a cadência que cada pessoa deseja, em função das suas próprias necessidades.
É ideal para todas as pessoas abertas a explorar o movimento e que desejam melhorar e refinar o uso das suas próprias ferramentas, também para pessoas com deficiências motoras ou dificuldades funcionais, pessoas com dores crónicas ou com problemas ortopédicos que limitam o seu movimento, mulheres grávidas, idosos, crianças.
As Aulas de individuais
A aula individual neste método, é chamada “Integração Funcional”.
Através dum toco que guia, acompanha e escuta ao mesmo tempo, o/a professor/a Feldenkrais acompanha o/a aluno/a numa hora de exploração das conexões no seu próprio sistema (esqueleto, musculos, conexões …).
O/a professor/a sugere, através do seu toco gentil e não invasivo, movimentos adaptes a despertar a capacidade de auto percepção da pessoa assim que o diálogo entre percepção – sensação e consciência possa enriquecer-se e a pessoa possa encontrar algo estimulante e curioso para ela e aprender de si mesma como melhorar a própria organização corporal.
O que é fundamental é entender que não é o/a professor/a Feldenkrais que realiza uma mudança na organização corporal do/a aluno/a mas é a pessoa mesma que, seguindo a orientação data pelo/a professor/a, experiencia algo e descobre que pode funcionar de maneira diferente …depois é escolher quais descobertas utilizar para evoluir e todo depende da aquelo que o/a aluno/a esta procurando para si.
A Integração Funcional pode ser guiada em pé, sentados/as, deitados/as ou em qualquer posição em função das necessidades e do trabalho especifico planeado entre o/a professor/a e o/a aluno/a.