“As mãos sentem
ao mesmo tempo em que direcionam.”

Moshe Feldenkrais

 

As aulas individuais no Método Feldenkrais, são chamadas aulas de “Integração Funcional”.
Através dum toco que guia, acompanha e escuta ao mesmo tempo, o/a professor/a Feldenkrais acompanha o/a aluno/a numa hora de exploração das conexões no seu próprio sistema (esqueleto, musculos, conexões …).

O/a professor/a, através do seu toco gentil e não invasivo, sugere á pessoa movimentos adaptes a despertar a capacidade de auto percepção assim que o diálogo entre percepção – sensação e consciência possa enriquecer-se e a pessoa possa encontrar algo estimulante e curioso para ela e aprender de si mesma como melhorar a própria organização corporal.

Neste trabalho individual, não é o/a professor/a Feldenkrais que realiza uma mudança na organização corporal do/a aluno/a mas é o sistema nervoso da pessoa mesma que, seguindo a orientação data pelo/a professor/a e baseando-se naquilo que o/a aluno/a esta procurando para si, experiencia algo novo e descobre que pode funcionar de maneira diferente e escolhe as opções experienciadas mais funcionais para evoluir ate uma organização mais funcional.

A Integração Funcional pode ser guiada em pé, sentados/as, deitados/as ou em qualquer posição em função das necessidades e do trabalho especifico planeado entre o/a professor/a e o/a aluno/a.


 


“Através do toque,  […]
quem toca e quem está sendo tocado,
tornam-se um novo conjunto”

Moshe Feldenkrais